quinta-feira, 2 de julho de 2015

Os Segredos de Aura






Oi, pessoal,

Andei meio sumida, eu sei. Tive problemas com o acesso a internet durante alguns meses, isso me obrigou a ficar distante do mundo virtual e deixar muitas coisas pendentes. Mas cá estou, e  vou retornando aos poucos.

Hoje, me peguei pensando em uma personagem muito importante para a trilogia Lagoena: Aura. Primeiro, acredito que  quem aprecia a escrita espera expressar algo através dela, para mim, escrever não é um amontoado de palavras que vão se juntado e às vezes fazem algum sentido. As palavras de fato devem transcender do objeto livro e criar sua forma na mente do leitor, acredito que assim funcionam e sobrevivem as boas histórias, e dentro delas as personagens.

Aura é apenas citada por outros personagens do livro Lagoena - O Portal dos Desejos lançado pela Editora Draco em 2014. Não há quem a tenha visto ou estado na sua presença. Apenas afirmam sua existência e seus feitos para com os habitantes da Terra Secreta, como se ela fosse uma história dentro de outra história. Essa personagem foi concebida quando percebi a necessidade do "começo de tudo". Sabe frase inicial da uma história? Pois é, acredito que Aura seja a frase inicial de Lagoena. Por ela, por suas Abençoadas Lágrimas a vida no Vazio nasceu. Fico pensando como uma semente pode germinar no solo infértil e como Aura deu a vida na Escuridão, daí respondo, a Escuridão estava dentro dela, esperando para explodir e bordar o céu com estrelas, sob ele, um mundo particular, um segredo todo seu, sua Terra Secreta.

Cada um de nós têm segredos, medos, fardos, angústias, sonhos que não podem ser compartilhados e estão guardados numa pequena caixa que por vezes preferimos fingir que não existe. No primeiro livro da trilogia, Rheita descobre que tinha uma caixa dessas, no primeiro momento hesitou, mas depois, a curiosidade venceu o próprio medo e ela encarou o que tanto a perturbava. E Aura, sendo a Grande Mãe, tem seus reflexos nos traços de cada personagem. Para mim, que sou a "mente pensante dessa história", a vejo nos gestos mais delicados de Élefha, no afago da Mãe Branca, na sabedoria e mistério de Zagut, no medo exagerado do homocapillis Biful, no desesperado e escuridão dos Tortos. Aura também tem seu lado sombrio, e ele está no sonífero da morte dos Vales Adormecidos, no veneno que brota na Floresta Escura e nas cinzas infinitas do Deserto Morto. 

Todos nós temos luz e trevas em nossos corações. Podemos nos perder por terras ermas e áridas, sem nunca nos encontrar, ou descobrir alguma força que nos impele a seguir e as pegadas são semeadas, e delas nascem algo. Mundos? Aura criou do seu desespero a fantasia e nela grande o Sonho habita, soprando a vida em seres e criaturas belas ou estranhas.

Sempre que um leitor, ao ler Lagoena, encontrar uma menção sobre Aura, está mais próximo da essência da história. Não pense que  escrevo por acaso, de forma aleatória, porque precisava de um motivo para mencioná-la. Aura aparece porque é a Verdade de Tudo e mesmo sendo algo intangível para suas criaturas, como uma lenda a ser compartilhada, dentro dos seus sonhos.

No segundo livro de Lagoena, que se chama A Feiticeira do Espelho, tenho a intenção de explorar um pouco mais sobre a natureza e símbolos que permeiam os mistérios de Aura. Uma coisa eu tenho certeza, numa vou relevar tudo, alguns desses segredos guardarei sempre para mim e não será por egoísmo ou vaidade, mas pela simplicidade do meu conhecimento. Os segredos estão muito enraizados e as tramas dão nós indecifráveis que só depois de muitos anos eu poderia decifrá-las ( se eu as decifrar).

Domenica Mendes, colunista do Leitor Cabuloso, fez uma resenha sobre Lagoena - O Portal dos Desejos no site,  e o que mais em chamou atenção não foram seus elogios ( mesmo assim, me sinto grata), mas sim como ela percebeu que eu não tenho nenhuma pretensão de criar um mundo complexo. Minha intenção sempre foi ser sucinta, não rasa,  significados ficam implícitos para que o leitor os descubra e monte o grande quebra-cabeça que é Lagoena. 

Daí, fica um mistério quando perguntam o que significa Lagoena. Em latim é garrafa. Simples, não é? Mas por quê? Enquanto a última peça continuar perdida e Aura adormecida no seu castelo de cristal no fundo do mar, a resposta ainda não fará sentido algum.

P.S.: O segredo aparecerá no terceiro livro. ;)

Então...

Até a próxima.

Laísa Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário